Embora a contabilidade para clínica veterinária possa não ser a primeira coisa que se tenha em mente ao pensar em começar esse negócio, ela se torna fundamental para alcançar o sucesso.
Ter a própria clínica veterinária costuma ser o grande sonho daqueles que buscam unir a sua paixão pela saúde e bem-estar do animal com o empreendedorismo.
Mas como fazer isso, e ao mesmo tempo cuidar das finanças, obrigações fiscais e tributárias da empresa? Fica difícil, não é?
A seguir, entenda mais sobre o papel da contabilidade para clínica veterinária e por que confiar na Salcam Contábil para lidar com as questões contábeis e burocráticas do seu negócio.
Contabilidade para Clínica Veterinária: qual a sua importância
Poucos sabem, mas a contabilidade desempenha um papel excepcional no contexto administrativo de uma clínica veterinária. Aliás, conforme o empreendedor expande o seu negócio, mais o apoio da contabilidade para clínica veterinária é necessária na rotina da empresa.
Não é para menos, afinal, ao cuidar dos aspectos financeiros e fiscais do negócio, a contabilidade para clínica veterinária permite que os profissionais veterinários se concentrem no que realmente importa: cuidar dos animais.
Além do mais, sabe-se que para tocar uma clínica veterinária, é necessário envolver diversos fatores que vão muito além do cuidado aos bichos. Isso porque uma clínica é um empreendimento.
Logo, com a abertura de um negócio, os empresários precisam lidar com burocracias do dia a dia – como as obrigações fiscais e tributárias.
Do mesmo modo, os serviços contábeis também auxiliam a manter a boa saúde financeira da empresa bem como fazer o registro das transações financeiras até a emissão de notas fiscais.
Enfim, a contabilidade para clínica veterinária possibilita que todas as operações da clínica estejam em conformidade com a legislação vigente.
Médico Veterinário precisa de contador?
Para um médico veterinário, assim como qualquer outro profissional autônomo ou proprietário de uma empresa, é altamente recomendável ter um apoio contábil de confiança.
A propósito, basta observarmos todos os desafios que o médico veterinário enfrenta ao administrar sua prestação de serviços ou uma clínica própria.
Esses profissionais precisam cuidar da saúde dos animais e prestar atendimento médico, mas, além disso, eles não podem e não devem esquecer de uma série de questões financeiras e burocráticos no cotidiano, como:
- faturamento;
- pagamento de impostos;
- gestão do fluxo de caixa;
- contrato de prestação de serviços.
Serviços contábeis para clínica veterinária
Se você está considerando contratar um escritório de contabilidade para a sua clínica veterinária, mas não sabe exatamente como um contador pode ajudá-lo, confira os principais serviços para clínicas e veterinários autônomos que disponibilizamos em nosso escritório.
Abertura de empresas
Formou-se como médico veterinário, mas não faz ideia por onde começar ao abrir sua empresa? A contabilidade para clínica veterinária da Salcam Contábil poderá orientá-lo passo a passo, auxiliando em cada etapa do processo.
Planejamento Tributário
Seja para autônomos, pequenas ou grandes empresas do segmento de veterinária, o planejamento tributário é um instrumento essencial para quem busca se planejar tributariamente e, inclusive, pagar menos impostos.
De modo geral, o planejamento tributário funciona como uma ferramenta de gestão financeira e tributária. Nesse contexto, toda a questão de valores, prazos e quais os tributos a serem pagos são analisados dentro do negócio.
O objetivo é justamente tornar as obrigações tributárias mais vantajosas, já que com uma análise aprofundada é possível encontrar soluções inteligentes no enquadramento do regime tributário de forma legal.
Entrega de obrigações acessórias
Cumprir com as obrigações fiscais não é fácil, principalmente quando a realidade é uma rotina corrida como a de um médico veterinário. Porém, o Fisco não deixa de cobrar pelo cumprimento de suas obrigações, impondo prazos para essas entregas.
Caso não cumpra com esses deveres, você ou a sua empresa podem ser multados.
Essas obrigações representam declarações que devem ser enviadas aos órgãos competentes (federativo, municipal e estadual).
São exemplos de obrigações acessórias:
- DARF (Documentos de Arrecadação de Tributos Fiscais);
- DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
- EFD (Escrituração Fiscal Digital).
Departamento Pessoal
Aqui, especificamente para clínicas veterinárias que possuem funcionários, o setor de Departamento Pessoal deve ser uma área acompanhada de perto.
Seja para a elaboração de folha de pagamento, processos admissionais e demissionais, encargos sociais, orientações previdenciárias, ou outros aspectos relacionados, a contabilidade para clínica veterinária se torna indispensável no negócio.
Procurando por um escritório de Contabilidade para Clínica Veterinária? Conte com a Salcam Contábil!
Na Salcam Contábil, você encontra um time de especialistas prontos para ajudá-lo nos principais aspectos tributários, fiscais e contábeis para abrir e manter a sua empresa dentro da lei.
Zelamos pelo crescimento empresarial de clínicas veterinárias e profissionais autônomos, propondo soluções personalizadas para que você possa focar apenas no sucesso do seu negócio, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais.
Ficou interessado? Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma consulta com um de nossos especialistas.