Tipos de CNPJ: conheça os principais

Escolher entre os diversos tipos de CNPJ, no Brasil, pode ser uma tarefa trabalhosa. O país é o mais complexo do mundo para se fazer negócios. 

Carga tributária pesada, um emaranhado de regulamentações difíceis de entender e critérios rigorosos para a abertura de empresas pode causar uma repulsa em quem pensa na formalização. 

Entretanto, a Salcam Contábil está aqui para descomplicar essas questões para você e  ajudá-lo a dar o primeiro passo para abrir o seu CNPJ. 

Foi pensando nisso que decidimos trazer neste guia os principais modelos de CNPJ para quem busca abrir uma empresa formal. Confira!

5 tipos de CNPJ para abrir empresa no Brasil 

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica compreende a identidade do negócio. A propósito, é com esse registro que podemos definir a natureza jurídica de uma empresa, além de poder direcioná-la à melhor forma de tributação no regime tributário.

Pontuamos aqui, que cada CNPJ possui características singulares e pode ter inclusive subdivisões em suas categorias. 

Existem vários tipos de CNPJ no Brasil, porém, 5 deles se destacam mais ao atrair novos empreendedores individuais ou coletivos. Confira quais a seguir:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual (EI);
  • Sociedade Simples (S/S);
  • Sociedade Anônima (S.A.);
  • Sociedade Limitada (LTDA).

Entenda melhor sobre como funciona cada um desses tipos de CNPJ em relação a sua natureza jurídica!

1. Microempreendedor Individual (MEI)

Começando pelo tipo de CNPJ com maior número de aberturas, o famoso MEI é a opção ideal para quem pretende se formalizar como microempreendedor individual, ou seja, empreender sem sócios.

O modelo – que também representa o menor tipo – tem como principal requisito o limite de faturamento de até R$81 mil por ano para o empreendedor.

E justamente por ser um tipo de CNPJ mais exclusivo para pequenos negócios individuais, apenas algumas ocupações são permitidas no modelo Microempreendedor Individual (MEI).

Está pensando em se formalizar como Microempreendedor Individual? Confira quem pode ser MEI.

2. Empresa Individual (EI)

A segunda mais conhecida opção entre os tipos de CNPJ individual é a Empresa Individual (EI). Nesse enquadramento de cadastro, o limite de faturamento é maior, pode ir até R$4,8 milhões por ano.

Entre os tipos de empresa na EI, temos a Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte. Apesar de ambas representarem um modelo de negócio pequeno, há características particulares nas quais o empresário poderá se adaptar melhor.

3. Sociedade Simples (S/S)

A preferência pelo modelo de Sociedade Simples (S/S) é bastante comum entre quem almeja abrir uma empresa com duas ou mais pessoas, mas sem a complexidade de uma grande empresa.

Normalmente, esse tipo de CNPJ é muito adotado por profissionais com ocupações intelectuais (médicos, advogados, veterinários, etc.). Porém, também é possível iniciar na sociedade simples em outros estilos de atividades, como artística, literária e científica.

Uma ressalva importante aqui é que esses sócios devem exercer a mesma atividade econômica.

Pretende se formalizar como médico? Veja como funciona a abertura de empresa para médicos.

4. Sociedade Anônima (S.A.)

Provavelmente, você já ouviu falar em acionistas. Essas pessoas compõem o quadro acionário de uma empresa de Sociedade Anônima (S.A.). Um bom exemplo a ser citado são as empresas listadas na bolsa de valores.

Para se obter uma pequena parte no patrimônio de uma empresa, os sócios devem adquirir ações da organização de Sociedade Anônima. Além disso, geralmente esse tipo de empresa é de médio a grande porte.

5. Sociedade Limitada (LTDA)

A Sociedade Simples (LTDA) pode ser constituída por dois ou mais sócios, e cada um possui uma participação no negócio. Com a LTDA, não há restrição de atividades, e cada um pode exercer uma ocupação diferente, se for o caso.

Nesse tipo de CNPJ, o patrimônio pessoal fica à parte do patrimônio da empresa. Ao fazer a constituição da empresa, cada sócio fica com uma porcentagem do negócio, refletindo em suas parcelas de responsabilidade em casos de dívidas da companhia, por exemplo.

Abra sua empresa corretamente

Depois de conhecer os principais tipos de CNPJ, esperamos ter trazido mais clareza para ajudar você nesse momento de decisão. Mas esse processo não acaba por aqui!

Ainda é preciso definir o tamanho da empresa ao fazer o seu CNPJ. De modo geral, a classificação fica assim:

  • Microempresa;
  • Empresa de Pequeno Porte;
  • Empresa de Médio Porte;
  • Empresa de Grande Porte.

O que determina a melhor opção para o enquadramento é o limite de faturamento anual, bem como o número de funcionários na empresa.

Esses, entre outros detalhes na abertura de empresa, são aspectos que podem ser tratados facilmente com o apoio de profissionais contábeis experientes.

Na Salcam Contábil, contamos com uma equipe preparada para apoiá-lo em todo o passo a passo na abertura da sua empresa, tudo dentro da lei. Conosco, você já começa com o pé direito rumo ao sucesso nos negócios.

Entre em contato e descubra nossas soluções validadas em mais de 20 anos de mercado!